ACESSAR
(82) 4009.5090 (61) 99277.1633

BLOG E NOTÍCIAS FIQUE POR DENTRO!

Como Fazer uma Pesquisa de Preços Para Licitação

13/12/2021 às 08h00

Uma das etapas mais importantes em uma licitação pública é fase da cotação de preços e busca de fornecedores qualificados para prestação dos serviços. Para garantir a conformidade dos processos, essa fase deve seguir as normas e regulamentações de licitações do poder público, tomando como base o princípio de economicidade.

Diversidade de fontes:

Para ter uma média razoável de preços e garantir a qualidade dos produtos e serviços, é necessário consultar o maior número de bancos de preços públicos possíveis. (Importante: Veja como conseguir isso em minutos com o Fonte de Preços)

Para essa atividade, você tem duas opções, a primeira é mais complexa e demorada a segunda é bem mais ágil e eficiente.

1. Fazer diversos tipos de pesquisas:

Fazer pesquisa em sites de domínio amplo e bancos de preços públicos, onde ficam registradas as compras governamentais como exemplo o ComprasNet, dentre outras fontes e sites especializados.

Também é possível fazer cotações de preços de maneira presencial, porém é preciso formalizar todo o processo de cotação manual, orçamento, CNPJ, papel timbrado e tudo o que o processo exigir para que fique registrado.

2. Utilizar o Fonte de Preços, encontrar todos os preços e fazer cotações em poucos minutos. Clique para solicitar um teste grátis.

Importante: A pesquisa deve ter o mínimo de três orçamentos, mas sugerimos você apresentar mais orçamentos para ter uma média mais real possível.

Verificar se a empresa está apta a participar do processo licitatório

Sugerimos iniciar esse processo logo após a fase de cotação, pois as empresas participantes do processo licitatório devem estar habilitadas e qualificadas a participar da licitação.

A fase de habilitação de um fornecedor é dividida em duas etapas: a habilitação jurídica e a de habilitação fiscal e trabalhista.

Confira nesse post um checklist atualizado de requisitos e qualificações, que habilitam a empresa participar do processo licitatório. Clique aqui para acessar.

Importante: No Fonte de Preços você já encontra fornecedores habilitados e qualificados a participar de processos licitatórios em menos de 1 minuto, eliminando assim todo um trabalho operacional desnecessários.

Siga o Princípio da Economicidade

Esse princípio ajuda a identificar orçamentos superfaturados ou inexequíveis. Segundo a Plataforma Mais Brasil, o Princípio da Economicidade é um princípio constitucional, expresso no art. 70 da Constituição Federal de 1988.

É a obtenção do resultado esperado com o menor custo possível, mantendo a qualidade e buscando a celeridade na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos.

Assim, os orçamentos devem se basear em valores aceitáveis e dentro de uma média de preços definida pelo mercado, tomando como referência os preços voltados para negócios públicos, pois há uma certa diferença com os negócios privados devido há uma série de fatores, como exemplo a exigência do processo, prazos de pagamento e de entrega, dentre outras especificidades.

Com o Fonte de Preços você consegue essas informações com muita facilidade.

Critérios para a decisão

Todo processo licitatório tem estabelecido o critério objetivo que guiará a contratação da empresa. São eles:

Melhor técnica: é contratada a empresa que apresentar a maior competência técnica reconhecida para execução do serviço, de acordo com as normas do edital.

Melhor custo-benefício: avaliação da técnica versus o preço, aquele que apresentar uma boa técnica e o menor ou um dos menores preços dentre um padrão de técnica estabelecido no edital.

Menor preço: aquele que apresentar o menor preço.

Gostou das dicas? Para maximizar seus processos licitatórios com praticidade de uma maneira completa, convidamos para conhecer gratuitamente o Fonte de Preços. Clique aqui e solicite agora um acesso grátis.