ACESSAR
(82) 4009.5090 (61) 99277.1633

BLOG E NOTÍCIAS FIQUE POR DENTRO!

O que avaliar em uma ferramenta de pesquisa de preços?

14/04/2022 às 08h00

Uma das etapas mais importantes em uma licitação pública é fase da cotação de preços e busca de fornecedores qualificados para prestação dos serviços, com preços competitivos.

Para garantir a conformidade dos processos, a Instrução Normativa (IN) nº73 de 2020, dispõe das normas e regulamentações de licitações do poder público, que traz alguns parâmetros para a pesquisa de preços, que podem ser realizados por: Painel de Preços, aquisições e contratações semelhantes feitas em outros órgãos públicos, dados de pesquisa em mídia especializada e pesquisa direta com fornecedores.

Uma ferramenta online de pesquisa de preços, pode fornecer praticidade para esse trabalho de busca de preços se tornar mais qualificado e eficaz, mas para saber qual ferramenta dispõe de boas qualidades, separamos alguns critérios para escolher um sistema de cotação de preços públicos eficiente.

Critérios para avaliar em uma ferramenta de pesquisa de preços

Ferramentas de cotação de preços, são uma opção prática, e quando bem escolhida traz agilidade ao trabalho de órgãos públicos. Para isso, deve ser escolhida seguindo algumas características que demonstram o poder de seu desempenho e o que pode oferecer aos servidores públicos.

Agilidade e usabilidade do sistema

Para saber se a ferramenta de pesquisa de preços que você pensa em contratar, vai te ajudar ou prejudicar, deve conferir a sua agilidade e funcionamento do sistema. Se ela é prática para o seu dia a dia, se as informações no sistema são acessíveis, como também se não apresenta lentidão no sistema e ausência de dados que você precisa.

Tamanho da base de dados

Busque saber quantos e qual a variedade de preços que a ferramenta de cotação possui, para ajudar a ter uma noção do que ela pode ofertar ao que você procura, com diversidade de preços em produtos.

Verifique se esses preços são atualizados constantemente, ou é uma base ultrapassada, porque os números expostos podem não servir atualmente.

Disponibilização de cotações personalizadas

Se o órgão público em que você trabalha, possui a necessidade de realizar uma cotação mais particular e complicada, é necessária uma cotação personalizada, que seja conforme as necessidades do órgão e dos preços que precisa. Vale lembrar, que todos esses dados precisam ser apresentados em gráficos e planilhas pela ferramenta de cotação de preços.

Recursos Diferenciados

Alguns sistemas possuem funcionalidades em comum e o que diferencia eles são 4 grandes pontos: A praticidade de uso e funcionamento da ferramenta; o suporte oferecido pela ferramenta; o preço de contração; tamanho e a eficiência das bases e recursos exclusivos que vão realmente ajudar no dia a dia.

Vamos citar alguns recursos exclusivos que somente o Sistema Fonte de Preços tem e facilitam muito o dia a dia dos servidores:
  • Cotação Personalizada
  • Bases importantes como a Licita Net, S2GPR / CE, PE Integrado
  • Apresentação dos valores em percentual
  • Fórmula saneada e fórmula ponderada
  • Apresentação de empresas inidôneas do Portal da Transparência
  • Apresentação de empresas inidôneas via TCU e CNJ com emissão de certidão
  • Apresentação das certidões Federal e Estadual
  • Elaboração do termo de referência completo
  • Atendimento por diversos canais (EAD, WhatsApp, E-mail, dentre outros)

Suporte e treinamentos

Confirme que você terá treinamentos para operar a ferramenta e saber buscar as informações que precisa, com suporte imediato nos acessos realizados pelos servidores públicos, se a ferramenta não ofertar esse auxílio, ela não será muito útil para você.

Esses são critérios essenciais para não esquecer de avaliar ao buscar uma ferramenta de fonte de preços, avalie cada requisito e reveja as necessidades do seu órgão, para realizar uma boa escolha.

No Fonte de Preços você consegue sua pesquisa de preços com muita agilidade e praticidade, extraindo cotações para licitação de preços públicos, como também consultar de forma rápida, vários preços do mesmo tipo de produto, para ponderar os orçamentos que serão apresentados.

Você verá que Fonte de Preços, é a melhor solução para realizar cotações de preços com praticidade e trazer mais celeridade para seus processos licitatórios.

Clique aqui para liberar seu acesso grátis e conhecer a ferramenta.

Entre em contato, solicite uma demonstração e conheça a ferramenta que irá revolucionar seu dia a dia.

Tem Dúvidas?

E se você ainda tem dúvidas, clique aqui e baixe o Comparativo Completo dos Principais Sistemas de Cotação de Preços Públicos.