ACESSAR
(82) 4009.5090 (61) 99277.1633

BLOG E NOTÍCIAS FIQUE POR DENTRO!

3 Soluções Para Acelerar Licitações

01/12/2021 às 09h00

Muitos órgãos públicos e entidades que trabalham com licitações possuem processos licitatórios travados devido a uma série de fatores. Listamos as 3 principais queixas e soluções para ajudar pregoeiros e outros servidores que trabalham no setor de licitação.

1- Equipe Enxuta e Centralização

Quando a demanda por licitação da instituição é muito grande e a equipe que faz as cotações de preços é enxuta, acarreta atrasos nos processos e sobrecarga de trabalho para os servidores, pois além de dar conta da alta demanda, os funcionários ainda terão que enfrentar prazos curtos, fornecedores desqualificados, demora para resposta de orçamentos, dentre outros.
Solução:
A solução seria ampliar a equipe ou categorizar por grupo de licitação. É preciso avaliar, também, critérios para descentralização e mais autonomia para a equipe.

Além disso, todo pregoeiro precisar ter o apoio um sistema eficaz para busca de preços públicos assim será possível fazer cotações de preços em poucos minutos e a ajudar a concluir os processos até antes dos prazos. Clique aqui para baixar o comparativo dos principais sistemas de cotações públicas.

2- Ausência de fornecedores habilitados

Esse é outro grande problema. Muitas vezes o processo corre certinho, porém na hora da tramitação é identificado que o fornecedor não está habilitado.

A ausência de fornecedores habilitados tem dificultado e atrasado o andamento dos processos licitatórios nos órgãos públicos de todo o Brasil.

Solução:

A solução seria alinhar com os fornecedores, na etapa de cotação de preços, as exigências que do processo licitatório para que a empresa contratada avalie se poderá participar ou não, desde a documentação necessária, até o prazo de pagamento, dentre outros.

Importante destacar que a fase de habilitação de um fornecedor para uma licitação pública é dividida em duas etapas: a habilitação jurídica e a de habilitação fiscal e trabalhista. Cada uma delas possui documentação específica.

Nós criamos um post que apresenta do checklist atualizado de requisitos e qualificações, que habilitam a empresa participar do processo licitatório. Clique aqui para acessar.

3- Prazos curtos, dificuldade de encontrar fornecedores e demora dos orçamentos

Não é uma tarefa fácil encontrar fornecedores que se encaixem nos requisitos de uma licitação, pois além da habilitação jurídica, fiscal e trabalhista, é preciso aceitar as condições de pagamento, dentre outros.

Para tornar o desafio do pregoeiro/licitador ainda maior, alguns processos licitatórios são lançados com prazos muito curtos e/ou os fornecedores demoram muito para apresentar os orçamentos. Aí complica!

SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA TODOS ESSES PROBLEMAS

Todos esses problemas podem ser resolvidos ou minimizados a ponto de desafogar e destravar suas licitações, se você utilizar um sistema de cotação de preços públicos.

Mas você precisa ficar atento, que tem muitos bancos de preços públicos, até mesmo o que o governo disponibiliza, como exemplo, o compras net que não são muito práticos, isso é que os servidores nos relatam diariamente.

Para acelerar suas licitações com um sistema de cotação de preços públicos completo, prático e fácil de usar, sugerimos testar gratuitamente o Fonte de Preços, um verdadeiro acelerador de licitações com praticidade e facilidade de uso.

Com o Fonte de Preços, você vai conseguir orçamentos e fornecedores qualificados para licitações em poucos minutos, além contar um time para cotações personalizadas, aquelas que você não vai encontrar o preço e/ou o fornecedor em nenhum sistema.

O sistema busca os preços públicos em diversas fontes de banco de preços. Já são quase 1 milhão de fornecedores, mais de 200 milhões de preços públicos e mais de 33 mil cotações personalizadas. Clique aqui para conhecer e testar gratuitamente.

Obs.: Se você já usa um sistema de cotações públicas, solicite o acesso grátis mesmo assim, pois terá a oportunidade analisar o quanto o Fonte de Preços poderá lhe ajudar, com mais recursos, mais agilidade e praticidade ao usar.

Solicitar Teste Grátis no Fonte de Preços.